Como Começamos com a Idéia dos Sabonetes Naturais?

    Vamos contar aqui como foi que tudo começou, onde e por que criei uma empresa para vender sabonetes e cosméticos naturais para o público em geral. 

    Desde adolescente sempre gostei muito de ler revistas que falavam de beleza e cuidados com a pele e cabelos, autocuidado, skin care, e estas coisas que se diz, ainda serem coisas de mulher. Mas tudo era apenas um gosto pessoal, eu usava as informações que adquiria somente para meu cuidado pessoal mesmo. Com passar do tempo comecei a viajar para lugares extremamente naturais, e belos, e comecei a questionar assuntos como sustentabilidade, lixo deixado pelo turismo, ecologia e vida natural. 

    Daí surgiu a ideia de começar a produzir sabonetes naturais, que não poluissem tanto o meio ambiente, que fossem biodegradáveis, e que fossem o mais suave possível, para a pele humana, para a saúde e bem estar das pessoas e para o meio ambiente onde vivemos também. De início, eu estava morando na Chapada Diamantina - BA, num lugar paradisíaco e muito peculiar, onde, havia uma mulher australiana, que veio morar lá na década de 1980, que desenvolveu uma especialidade de sabonete em que se usava a argila como um dos componentes principais do sabonete, acrescido de uma porção pequena de essência e um pouco de massa tradicional de sabão. Sendo assim uma sabonete que poluiria bem menos o ambiente natural em que viviamos. Tentei falar com ela, e queria que ela me ensinasse esta formula tão interessante de sabão, mas ela não me ensinou, pois usava as vendas deste sabão como forma alternativa de sustento, e não iria assim, do nada, me revelar sua fórmula e seus segredos dos feitios de seus sabonetes. Isso aconteceu mais ou menos no ano de 2003. O inicio dos estudos sobre ervas e a descoberta da Saboaria Natural. 

    Porém, eu sentia uma vontade muito grande de começar a produzir algo ligado a ervas naturais, saúde e bem estar. E resolvi, mesmo sem ter a receita e as instruções, estudar sozinha, sobre como produzir sabonetes, e como utilizar as ervas e pétalas de flores nas composições dos sabonetes, e comecei a desenvolver, por mim mesma, a idéia e criação de diversos tipos de sabonetes e suas funções na pele, de acordo com os estudos de ervas e flores naturais. 

    Juntei meus R$10 reais, na época, e comprei o que dava para comprar, para fazer a minha primeira experiência na área da saboaria Natural. Este dinheiro, que era pouquinho, foi suficiente para comprar uma barra de sabonetes Vegano biodegradável, um vidro de essência da minha escolha, escolhi um cheiro suave e agradavel que combinaria com as petalas de flores de camomila, um cheiro que fosse suave e delicado, e também comprei três formas de acetato, moldes onde eu faria o sabonete, nos formatos de concha do mar, redondo e em formato de flor. E iniciei meu primeiro feitio de sabonetes, com muita dedicação e cuidado. No mesmo dia em que fiz os sabonetes de Camomila e Erva Doce, já consegui vender todos para as amigas de minha mãe, que estavam lá em casa. Foi um sucesso, e já consegui recuperar meu dinheiro investido, e dobrar os recursos, para comprar mais matéria prima, e continuar treinando minhas criações em sabonete. Meu segundo feito, foram sabonetes de Alecrim e de Lavanda, os quais um favorecia o relaxamento e a calmaria, e o outro, de Alecrim, serviria para revigorar e acordar, sendo o sabonete ideal para utilizar em banhos matinais. E assim segui, com minha pequena produções de sabonetes, e as vendas acontecendo e me dando mais chances de testar minhas ideias e desenvolver criações, e comprar mais matéria prima para dar continuidade as minhas ideias. 

    Desde então, me dediquei ao profundo estudo das ervas e suas funcões no organismo humano, bem como comecei a expandir para estudos sobre compostos naturais produzidos em todo o território brasileiro, como o óleo de Copaiba, Andiroba, resinas naturais como o Breu Branco, árvores como a Aroeira Brasileira. Comecei a dar importância à forma como se realiza o extrativismo vegetal, como se manejam as plantas, seus locais de origem e foram como são beneficiadas. E segui meus estudos sobre plantas aromáticas, ervas naturais, e seus resultados nas peles, cabelos e psique humana. Seguido, posteriormente pelo estudo da Aromaterapia e Aromacologia. 

    Em 2017 resolvi abrir minha empresa e continuar de forma mais profissional, o meu negócio de saboaria Artesanal e Aromaterapia. Montando o site, aumentando as vendas, abrindo uma parceria com a empresa de óleo essencias Terra Flor, continuando meus estudos sempre, me aperfeiçoando nos conhecimentos sobre Cosmetica Natural, Aromaterapia, e Sabonetes Artesanais.

    E foi assim que a Flor de Luz começou, com muita dedicação e estudos, sempre com consciencia ambiental, procurando alternativas saudáveis de vida, sempre tendo em vista a REunião entre os seres humanos e a Natureza. 

Em um lugar muito natural e especial... dia 24/02/2024, escreve... com amor...

Helena Ruiz 

 

Comentários